Pix é um novo sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. O objetivo é facilitar as transações bancárias, como transferências, pagamentos e cobranças, a qualquer hora ou dia da semana. Além disso, não há limite para o valor da transação. A nova ferramenta começará a funcionar no dia 16 de novembro. Com o Pix, muitas pessoas serão beneficiadas, inclusive pequenas e médias empresas.

Com efeito, entre as suas várias funções, permite que as transferências e pagamentos sejam concluídos em no máximo 10 segundos, podendo essas transações ser efetuadas 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo fins-de-semana e feriados.

Também permite que você transfira dinheiro inserindo o celular do destinatário ou CPF sem ter que inserir todos os dados da conta. Com o Pix, além de pagar contas de serviços públicos e até impostos, você também pode fazer pagamentos em tempo real para lojas, restaurantes e outras instituições comerciais.

A chave é apenas uma forma de identificar os usuários no ecossistema Pix. A função deles é semelhante ao endereço da sua conta no novo sistema, ou o “apelido” da sua conta, conforme definido pelo BC. A chave Pix pode ser: CPF / CNPJ, celular, e-mail ou chave aleatória, que é um código alfanumérico (composto por números e letras) gerado pelo sistema.

Quer saber mais sobre o PIX e descobrir como fazer o seu? Clique no botão abaixo para continuar acompanhando nosso artigo completo: