Ads  

Com a carteira do idoso, quem tem mais de 60 anos pode garantir alguns benefícios e podem ter acesso a vários benefícios.

Para pedir o documento, é muito simples, só clicar nesse link CRAS ou através da internet.

Conforme o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03), as pessoas que possuem mais de 60 anos e que tenham renda de até 2 salários mínimos têm direito ao serviço gratuitamente ou desconto de no mínimo 50% no valor das passagens interestaduais (transportes rodoviários, ferroviários e aquaviários) utilizando a Carteira do Idoso.

  Ads  

Para ter a Carteira, o idoso que mora no estado de São Paulo precisa ir até ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) o mais próximo (veja a lista aqui). Você deve se cadastrar no Cadastro Único e recebe o Número de Identificação Social (NIS). Logo depois, o CRAS libera o envio da Carteira do Idoso. Se o idoso já tiver cadastrado o NIS, poderá também pedir a carteira. Para isso, os dados pessoais precisam ser atuais.

A carteira é enviada em até 90 (noventa) dias e retirada no CRAS no lugar que foi feito o pedido. Enquanto a Carteira do Idoso não for enviada, poderá usar uma Declaração Provisória, com prazo de validade de até 180 (cento e oitenta) dias.

A Carteira do Idoso é válido no período de dois anos, a partir da data que foi enviado, e poderá ser usada em qualquer lugar no Brasil. A Carteira é adquirida gratuitamente e se houver alguma cobrança deve ser denunciada junto ao Ministério Público.

Carteira do Idoso é uma vantagem que disponibiliza a seus usuários o direito de desconto de 50% para viagens interestaduais, e também um desconto integral para viagens intermunicipais.

  Ads  

A terceira idade traz desafios únicos para uma grande parte da da população brasileira, acontece que algumas as vezes pode ficar sem saber ao certo quais são os seus direitos. Se você já passou de 60 anos, entende muito bem o que estamos dizendo.

As pessoas que já tem 60 anos de idade tem a consciência que a maior carência está na capacidade de se locomover, seja no município, estado ou em viagens interestaduais, mais distantes.

Por conta dessa carência, a seguir citaremos um post explicativo para informar você sobre a Carteira do Idoso, que permite ter desconto e taxa zero para viajar.

Quais informações constam na carteira da pessoa idosa?

Assim como sua carteira de estudante, seu cartão de idoso contém dados.. Deixe-nos mostrar um pouco mais sobre essas informações.

Nome Completo

É obrigatório a inserir o nome completo do idoso para que seja feita a sua identificação de maneira correta.

Data de Nascimento

Para comprovação da idade da pessoa idosa, também precisa inserir a data de nascimento na carteirinha.

Número do Documento de Identificação

Assim como a carteirinha de estudante que tem número de documento de identificação, a carteira do idoso precisa ter o número da carteira de identidade.

  Ads  

Número do CPF

Acontece do mesmo jeito do RG, o CPF é um documento fundamental na rotina de todo individuo e precisa estar presente na carteirinha do idoso.

NIS

NIS, Número de Inscrição Social, cadastro disponível pelo Governo Federal para identificar o individuo que recebe ou não benefício social, também é obrigatório na carteira do idoso.

Data de expedição e validade

A carteirinha da pessoa idosa precisa também ter a data de expedição e de validade.

QR Code com código alfanumérico

Além desses dados todos, precisa ter na carteira de pessoa idosa, um QR Code com código alfanumérico.

Como emitir?

Emitir a carteira do idoso é fácil e o sistema é feito 100% online. Para isso, só seguir o passo a passo abaixo:

  1. entre no site da carteira do idoso aqui;
  2. toque em “Entrar com gov.br” no canto superior direito e faça seu login com CPF e senha cadastrados – caso seja seu primeiro acesso ao sistema gov.br, será necessário fazer um cadastro;
  3. toque em “Emitir Carteira”;
  4. sua carteira aparecerá na tela;
  5. confira certinho todos os dados;
  6. clique em “Imprimir Carteira”, caso queira imprimi-la, ou em “Enviar”, caso deseje compartilhar o arquivo digital gerado – você pode salvá-lo no seu celular, por exemplo.
  Ads