O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para proteger os empregados que podem ser demitidos sem justa causa. Ou seja, quando não há motivo razoável para a demissão.
Um percentual do fundo é depositado mensalmente pela empresa do trabalhador e uma das formas mais fáceis de verificar se o valor correto foi depositado é consultar o FGTS do CPF.
O que é FGTS e como funciona?
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício destinado a garantir apoio financeiro aos trabalhadores demitidos sem justa causa.
Portanto, todo empregado registrado tem o direito de retirada e a empresa é obrigada a contribuir para o fundo.
O sistema funciona da seguinte forma: mensalmente, o empregador deposita em seu nome o valor equivalente a 8% do salário do empregado na Caixa Econômica.
Portanto, se o empregado for deportado sem justa causa, ele terá o direito de sacar o valor total depositado em sua conta do FGTS e estará sujeito a multa rescisória de 20% a 40% no vencimento.
Nesses casos, para saber quando adicionar a penalidade de rescisão, você pode usar uma calculadora de porcentagem para obter o valor exato.
Além disso, por meio da consulta ao extrato do FGTS, o trabalhador poderá verificar se os depósitos são efetuados mensalmente e acompanhar os saldos.
Consulta passo a passo
Confira nosso passo a passo para uma consulta online:
- Consulte o FGTS através do CPF no site da caixa
1. Acesse o site da Caixa;
2. Insira seu CPF, NIS ou e-mail nos campos obrigatórios;
3. Se esta é sua primeira visita, clique em “Registrar/Esqueci a Senha”;
4. Siga as etapas de registro e responda às perguntas de segurança;
5. Cadastre-se e verifique seu e-mail para confirmar o acesso;
6. Registre uma nova “senha de Internet” de 6 ou 8 dígitos para usar;
7. Localize a opção FGTS para revisar as informações necessárias.
- Consulte o FGTS através do CPF no aplicativo do FGTS
1. Baixe o aplicativo do FGTS (Google Play/App Store);
2. Abra o aplicativo e clique no botão “Entrar no aplicativo”;
3. Insira sua previdência e clique em “Avançar”;
4. Caso não tenha cadastro, por favor, registre-se como usuário, informe todos os dados solicitados e crie uma senha de acesso;
5. Verifique o e-mail recebido e siga as instruções para ativar sua conta;
6. Após verificar o e-mail, feche o aplicativo e abra-o novamente com a senha criada;
7. O sistema ainda pode solicitar a confirmação de novos dados, portanto, confirme as informações solicitadas;
8. Aceitar os termos do Contrato de Serviço ao Cidadão;
Após concluir essas etapas, você pode acessar o aplicativo e consultar seu saldo e extrato do FGTS, além de outras informações.
Pagamento de Aniversário do FGTS 2022
Você já está sabendo das novas opções de saque do FGTS? O Saque-Aniversário permite sacar parte do saldo disponível na caução todos os anos no mês de aniversário do trabalhador.
Dessa forma, o cidadão poderá sacar um percentual do valor das contas ativas e inativas do FGTS sem rescisão do contrato de trabalho.
Portanto, a partir de 2020, o valor será liberado no mês de aniversário do empregado, portanto, os saques seguem o calendário anual.
No entanto, quem migrou para a opção de saque de aniversário e pediu para retornar ao modo de rescisão só poderá utilizar o saldo após 2 anos.
Como funciona o novo saque digital do FGTS?
Quem busca mais agilidade e comodidade no uso dos saldos do FGTS pode contar com o novo serviço da Caixa, o Saque Digital, disponível a partir de 2020.
Então, basta acessar o aplicativo do FGTS para ver o valor liberado e fazer um pedido de saque, especificando a conta de que o trabalhador é titular. Esse valor pode ser distribuído gratuitamente para outras instituições.
No próprio aplicativo, é possível enviar os arquivos necessários e seguir os passos da solicitação. Dessa forma, todo o processo ocorre 100% digitalmente, sem a necessidade de deslocamento até uma agência da Caixa.
Assim que a transação for aprovada, os fundos serão creditados na conta designada no prazo de 5 dias úteis.
Finalizando, a rescisão do contrato pode ser um momento difícil para os trabalhadores, mas felizmente os recursos do FGTS podem ajudar.
Agora que você já sabe tudo sobre o FGTS, é hora de colocar as dicas em prática e solicitar seu benefício!