
Atualmente, um dos assuntos mais comentados entre os trabalhadores é o saldo FGTS, todo mundo deseja saber como ter acesso ao benefício.
É compreensível que ao sair de um emprego, o trabalhador fique sem saber como reagir e se sinta desamparado diante do cenário de incertezas que o mercado de trabalho tem apresentado.
Por mais que seja um direito de todo brasileiro que trabalha com carteira assinada pelo regime da CLT, não são todas as situações que possibilitam o saque do benefício.
Algumas das possibilidades são: mês de aniversário, financiamento habitacional para casa própria, demissão sem justa causa e outras hipóteses.
Sendo assim, é possível consultar o FGTS para que você saiba qual o valor que você tem disponível em sua conta.
Se você tem interesse por esse assunto, acompanhe este artigo até o final!
Diferença entre Conta ativa e Conta inativa
Todas as vezes que o empregado entra em uma nova empresa, uma nova conta é adicionada ao seu número de inscrição PIS, ou seja, é acrescentada ao extrato FGTS.
Dessa forma, se você for consultar o seu saldo total, pode aparecer dois tipos de conta, caso você já tenha trabalhado em diferentes locais.
O primeiro tipo que vamos falar são as contas ativas, que é a referente a empresa atual onde o empregado está trabalhando com carteira assinada, ou seja, é nessa conta que é depositado todos os meses o percentual de 8%.
Contudo, se você já tiver trabalhado anteriormente ao seu emprego atual em outra empresa com carteira assinada, é possível que você tenha a conta inativa em seu extrato.
Essa conta tem vínculo com a empresa para qual você trabalhava, mas o vínculo de trabalho já foi encerrado.
Pode acontecer de haver saldo disponível, no entanto, não há novos depósitos realizados pela empresa e o valor que está nela, continua rendendo e sofrendo correções monetárias.
Como consultar FGTS pelo site da Caixa
Para as pessoas que desejam fazer a consulta ao FGTS, nós vamos ensinar o passo a passo que pode ser realizado pelo site da Caixa, que é o banco onde é depositado esse benefício dos trabalhadores.
É importante que o empregado saiba realizar a consulta do FGTS para acompanhar se o empregador tem depositado corretamente os valores que são de direito do trabalhador.
Sendo assim, a primeira coisa que você vai precisar fazer é um cadastro no site da Caixa, seguindo a seguintes orientações:
1. Entre no site e selecione a opção que apresentar consulta ao FGTS;
2. Será necessário que você tenha em mente o seu número do PIS/PASEP e defina uma senha para realizar seu cadastro;
3. Em seguida, você deverá confirmar que aceita o regulamento da plataforma;
4. Seus dados pessoais serão solicitados e você deverá informar;
5. Finalize cadastrando a sua senha escolhida.
Após seguir essas orientações você deverá aguardar até que chegue a confirmação de cadastro pelo canal de comunicação que você informou.
Dessa forma, será possível que você realize consulta ao FGTS e o extrato dele completo no site, disponível a qualquer momento.
Além disso, não é somente pelo site do banco que é possível fazer o cadastro e a consulta, existem outras ferramentas que também permitem esse acesso facilitado, excluindo a necessidade de enfrentar as enormes filas de bancos.
Quando o trabalhador pode sacar o saldo FGTS
Por mais que a maioria das pessoas pensem que a única situação que permite o saque do FGTS é a demissão sem justa causa, saiba que existem uma série de outras possibilidades que permitem o acesso ao benefício.
Além disso, não é em todas as circunstâncias elencadas que os empregados conseguem sacar o valor integral, é preciso saber conforme a legislação regula.
Observe algumas situações que permitem o saque do FGTS pelos empregadores: rescisão do contrato de trabalho por culpa recíproca ou motivo de força maior, extinção da empresa e falecimento do empregador individual.
Outras hipóteses que permitem o saque do FGTS são:
– Aposentadoria;
– Conta Inativa;
– Falecimento do empregado;
– HIV;
Como falamos, nem sempre as situações vão permitir o saque integral do valor de FGTS depositado, porém para quem precisa, qualquer ajuda é bem-vinda.
Portanto, não deixe de consultar o FGTS e esteja sempre por dentro das informações.