Ads  

O CDI é uma das siglas mais famosas no mercado financeiro, a qual é bastante ouvida. No entanto, é um motivo de confusão para alguns investidores, como existem outras semelhantes como a “taxa DI”. Para as pessoas que conseguem aplicar em renda fixa, se trata de uma referência bastante importante, é necessário entender o que realmente é esse conceito já que ele é bastante utilizado.

  Ads  

A sigla CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, diz respeito a um título de prazo muito curto emitido pelos bancos. Esses títulos são muito semelhantes ao ponto de grau do CDB. E o motivo disso é que o CDI é utilizado também institucionalmente para captar recursos.

  Ads  

No entanto, há uma diferença entre eles que é primordial: o certificado interbancário não é oferecido diretamente aos investidores individuais, esse certificado vale para os bancos para que eles possam emprestar e tomar recursos entre si de um para o outro, como o nome já diz. No caso do CDI o prazo dele é de apenas 1 dia útil.

O CDI começou a atuar com objetivo de conseguir regularizar o sistema financeiro. Todos os dias é estabelecido pelo Banco Central os bancos que podem encerrar com saldo positivo de caixa. É uma forma segura a qual busca garantir que o sistema financeiro fique estável e saudável.

  Ads  

Confira no nosso artigo completo tudo sobre o CDI e tire todas as suas dúvidas. Basta clicar no botão a seguir para continuar acompanhando:

  Ads