Anúncios

O que é PIX? Confira como fazer com segurança

Pix é um novo sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. O objetivo é facilitar as transações bancárias, como transferências, pagamentos e cobranças, a qualquer hora ou dia da semana. Além disso, não há limite para o valor da transação. A nova ferramenta começará a funcionar no dia 16 de novembro. Com o Pix, muitas pessoas serão beneficiadas, inclusive pequenas e médias empresas.

Receba Nossas Novidades

Com isso, Maurício Guerra, gerente de desenvolvimento de negócios do Sicredi, deu sugestões de como o novo sistema pode ajudar os pequenos e médios empresários. Pix prometeu ser rápido, barato, moderno e disponível para todos, então teve uma grande resposta. É de se esperar que uma das maiores inovações do setor bancário nas últimas décadas levante as mesmas suspeitas que a novidade.

Com efeito, entre as suas várias funções, permite que as transferências e pagamentos sejam concluídos em no máximo 10 segundos, podendo essas transações ser efetuadas 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo fins-de-semana e feriados. Também permite que você transfira dinheiro inserindo o celular do destinatário ou CPF sem ter que inserir todos os dados da conta. Com o Pix, além de pagar contas de serviços públicos e até impostos, você também pode fazer pagamentos em tempo real para lojas, restaurantes e outras instituições comerciais.

Anúncios

Veja também:
Confira nossa análise e descubra qual o melhor – Inter x Neon
Descubra tudo sobre o Cartão Crédito Next
Conheça a conta Iti e descubra quais as vantagens

Como funciona o PIX?

A chave é apenas uma forma de identificar os usuários no ecossistema Pix. A função deles é semelhante ao endereço da sua conta no novo sistema, ou o “apelido” da sua conta, conforme definido pelo BC. A chave Pix pode ser: CPF / CNPJ, celular, e-mail ou chave aleatória, que é um código alfanumérico (composto por números e letras) gerado pelo sistema. É esta chave que permitirá às pessoas que pagam através do Pix transferirem dinheiro para a conta de outra pessoa digitando seu telefone celular ou CPF.

Quando você insere a chave, o sistema já sabe para qual conta enviar o dinheiro. Você não precisa mais notificar bancos, agências, números de contas, CPF e outros dados porque agora podem ser usados ​​com o TED. Cada conta de cada pessoa pode ter até 5 chaves, cada entidade legal pode ter até 20 chaves, e o mesmo vale para cada conta. Não é possível repetir a mesma chave para contas diferentes, pois o código será utilizado como endereço de entrega do valor, e o sistema não identificará para qual conta o valor será repassado. Com base nessas condições, por exemplo, uma pessoa pode ter 15 chaves em três contas bancárias diferentes.

Para que serve Pix?

Com este metodo de tranferencia, os usuarios de qualquer banco vai ter a possibilidade de  pagar atraves de códigos QR ou até mesmo por transferência instantânea. Atualmente, ao usar um dos cartões tanto os de débitos ou recibo de banco para pagar, apesas de algumas contas cobradas pelas taxas, ele pode tranferir de dois a cinco dias para que o valor entre na bolsa de qualquer comerciante. Alguns dos exemplos, voltado ao público individual, as taxas salvas do  pdf ou documentos, eles  incentivarão aos usuarios a usar sem este metodo. Por conta disso trará mais beneficios a todos os bancos.

Receba Nossas Novidades

As intituições poderão solicitar seus métodos, seja ele CPF ou numero de celular, para fazer todos os débitos das contas, podendo ganhar uma maior agilidade em toda sua conta. Embora instituições financeiras diferentes cobrem de forma diferente, como no caso do Sicredi, a cobrança é menor que a média do mercado, mas a Pix não cobrará mais essa tarifa de pessoa física.

O Pix servira basicamente para que as pessoas possam fazer transferências bancarias para outras de forma, rápida, simples e segura, além de cair o dinheiro na conta automaticamente, ou seja, quando o cliente fizer seu depósito através deste benefício para outras pessoas, o individuo vai receber seu dinheiro na mesma hora.

Quem não tem Pix recebe Pix?

Uma dúvida comum é se é possível mandar depositos a alguém que não possui nem um meio deste benefício, e sim pode, mas o banco central recomenda registrar sua chave, para que as transferências sejam mais práticas e eficientes. Até agora, existem mais de 70 milhões de chaves de registro; os clientes podem registrar mais de uma. Porém, mesmo aqueles que não cadastraram com o CPF, por exemplo, podem usar o sistema. A diferença é que esse processo se tornará mais trabalhoso.

Anúncios

Se o cliente quer fazer deposito  sem a chave, o cliente deve entrar no aplicativo da instituição financeira onde se encontra a conta de recebimento. Como não há Pix, o cliente deve escolher entre enviar sobre alguma das opções que forem prestadas. O remetente deve colocar seu metodo do destinatário, nada mais. A transação deve ser concluída em 10 minutos.

O que são as chaves Pix?

A chave Pix é o identificador de cada conta bancária ou carteira digital. Imagine um nome de usuário em uma rede social. Esta é uma combinação única, e cada usuário tem sua própria combinação. Da mesma forma, ao transferir dinheiro através do Pix, cada chave aponta para a conta do beneficiário, que receberá o dinheiro.

  • CPF ou CNPJ;
  • Telefone, que ser do Brasil;
  •  e-mail;
  • sequencia aleatória.

No entanto, deve-se observar que a mesma chave não pode ser registrada em várias contas. Além disso, independentemente do tipo de chave selecionado, os clientes ainda podem vincular o código QR a uma chave para facilitar a transferência. Hoje o pix se tornou uma das melhores e formas mais facies de se usar para receber dinheiro, pois além de cair na mesma hora e no mesmo minuto o pix ainda é muito seguro e todas as instituições bancarias adquiriram a esta nova modalidade. 

Como fazer um PIX?

O cadastro da chave deve ser feito em um dos canais de acesso pelo app ou site da instituição onde o cliente possui conta. Para isso, é necessário confirmar a titularidade da chave e do link da conta Pix, ou seja, identificá-lo e comprovar que o e-mail é realmente seu. Ao se cadastrar com um celular como chave, o usuário receberá um código via SMS. Deve ser preenchido no formulário de confirmação de identidade da instituição financeira. Para evitar golpes e fraudes, a Província de British Colúmbia enfatiza que não fará essas confirmações por meio de links enviados por telefone, mensagens de texto ou e-mails. Não transfira seus dados pessoais pelo telefone para registrar sua chave ou clique em um link que promete isso, pois os bancos centrais e agências de registro autorizadas não usarão esses métodos de identificação de Pix.

Quais foram os primeiros bancos a implantar o PIX?

Os primeiros bancos a prestar o serviço do pix foi os principais bancos digitais, por ser um método totalmente online. Mas o Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Santander foram os principais bancos físicos.

Vantagens de usar o PIX

  • Forma rápida e segura de transferir dinheiro;
  • Qualquer horário pode fazer as transferências;
  • O dinheiro cai na hora;
  • Pode ser transferido para todas as instituições.

Deixe um comentário