Ads  

Se você já trabalhou com carteira assinada, provavelmente já pensou sobre o que é PIS. A sigla que significa “Programa de Integração Social” geralmente vem acompanhada de outra, a PASEP, e, de forma simplificada, tem o objetivo de ajudar os trabalhadores com renda baixa.

O que é PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é um prêmio salarial que tem como intuito auxiuliar empregadores com baixa renda. 

As empresas privadas fazem uma contribuição mensalmente, pelos impostos, que é depositada no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Com esse dinheiro é utilizado para pagar as cotas do PIS, o FGTS, seguro-desemprego e o abono salarial.

  Ads  

Qual a diferença entre PIS e PASEP?

O que é PIS e o que é PASEP? Normalmente é uma sigla que acompanha a outra, e isso gera muitas questões. Na verdade, o PASEP tem o mesmo objetivo que a do PIS, mas é direcionado para o servidor público. Ou seja, em vez das empresas depositarem, somente os órgãos públicos que fazem isso.

O pagamento e o saque funcionam da mesma forma do que PIS, mas, é de responsabilidade do Banco do Brasil e não da Caixa Econômica.

Como consultar o PIS pela internet?


Veja também:


A sua consulta do PIS 2022 poderá ser realizada através da internet de muitas maneiras. Entre no site do Ministério do Trabalho e Previdência. Para isso, só acesse o portal, vá até “Abono Salarial” no menu superior, clique em “iniciar” e logar com seu CPF e senha. O pagamento do benefício poderá ser consultado inclusive através do aparelho celular baixando o aplicativo Caixa Trabalhador ou através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Se você não tiver ou não lembrar a sua senha, é possível solicitar uma nova senha, basta clicar em “esqueci minha senha”.

  Ads  

No ano de 2021, o PIS (Programa de Integração Social) não foi pago para os empregados. Por essa razão, todas as pessoas que tem o abono ainda para receber pelo ano-base 2020, irá receber o pagamento somente no ano de 2022. Já os empregados com ano-base 2021, irá receber no ano de 2023.

Importante ressaltar que o PIS é pago através da Caixa Econômica Federal aos empregados do setor privado, enquanto o PASEP é pago aos servidores públicos pelo Banco do Brasil. Se ainda tiver mais dúvidas onde consultar o número do PIS sem precisar da sua residência, a seguir mostraremos as opções abaixo:

Como consultar o PIS 2022 pelo CPF?

Para ter acesso ao PIS através do número do seu CPF, é muito simples e prático. Basta seguir assim:

  Ads  

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em Entrar com gov.br;
  3. Digite o seu CPF e clique em Continuar (ou faça o seu cadastro);
  4. Insira sua senha;
  5. No primeiro acesso você deverá confirmar alguns dados pessoais para garantir a sua identidade;
  6. Na página inicial, clique em “Meu cadastro”, no canto superior esquerdo, e você confirmará suas informações, como nome, CPF e o NIT/PIS;
  7. Entre no site ou aplicativo do FGTS;
  8. Para saber o saldo, clique em “Benefícios”, que fica na parte inferior com um cifrão, e, logo depois, em “Abono Salarial”.

Como saber se tenho PIS para receber pelo aplicativo

Passo 1. Entre no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e clique em “Entrar”. Faça login com suas credenciais Gov.br, com CPF e senha;

Acesse o CTPS Digital para saber se tem direito ao PIS

Passo 2. Depois que fizer o login, clique na opção “Benefícios”, no menu inferior. Finalmente, procure o campo “Abono Salarial” e confira se você tem direito a receber o PIS.

Como sacar PIS/PASEP?

O pagamento do valor do PIS, do FGTS, e do abono salarial é de responsabilidade da Caixa Econômica. A seguir acompanha como deve receber:

  • depósito automático na conta da Caixa;
  • saque no caixa eletrônico da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui para quem tem cartão cidadão e senha;
  • saque em agência da Caixa com documento oficial com foto.

No caso do PASEP, o pagamento é feito pelo do Banco do Brasil.

  Ads