Com o momento atual que estamos vivendo, de crise sanitária e econômica, a liberação do PIS fez com que muitos trabalhadores ficassem ansiosos a espera do valor que vem para complementar a renda deles.

A ansiedade fica maior no início do ano, já que é em torno desse período que fica liberado o saque do valor referente ao PIS.

Porém, antes de liberar o pagamento propriamente, é liberado a consulta ao saldo PIS, para que o trabalhador possa ter noção do quanto ele vai receber e conseguir se organizar.

No ano de 2022, o pagamento do PIS teve início em fevereiro e terminou em março, incluindo todos os trabalhadores que têm direito ao abono.

Enfim, se você tem interesse em saber se você pode receber e qual o saldo PIS que estará disponível para saque, acompanhe este artigo até o final!

Eu tenho direito ao saque do PIS?

Da mesma forma como foi falado no início, a crise sanitária e econômica que estamos vivenciando, desestabilizou vários trabalhadores e diante desse cenário o governo optou por liberar o saque do PIS junto com o saque do FGTS.

A origem do benefício é no fundo PIS/PASEP que foi constituído entre os anos de 1971 e 1998, onde os empregadores depositavam créditos referentes a cada um dos seus funcionários.

Atualmente, em 2022, o pagamento do PIS foi liberado em referência ao ano de 2020, ou seja, recebeu o beneficio quem trabalhou com carteira assinada em 2020.

Portanto, se você trabalhou com carteira assinada durante esse período, é possível que você esteja dentro do grupo que tem o direito de resgatar o PIS. 

No entanto, existem alguns requisitos específicos para que o benefício seja concedido, você pode acompanhar quais são pelo site do governo ou da Caixa.

Qual o saldo PIS que o trabalhador receber

Reforçando mais uma vez, os trabalhadores que têm direito de receber o depósito do PIS, o valor a ser pago em 2022, se refere ao ano fiscal de 2020.

Dessa forma, quem terá acesso ao saldo do PIS são os trabalhadores que trabalharam pelo menos 30 dias em 2020 com a carteira assinada.

Para cada mês trabalhado, o trabalhador recebe o valor de R$101,00, então para calcular o saldo disponível para você é preciso saber quantos meses você trabalhou no ano de 2020 com a carteira assinada.

Consulte através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital quantos meses você trabalhou exatamente em 2020, para saber seu saldo sem precisar de outra ferramenta.

Se você trabalhou o ano inteiro, ou seja, os 12 meses completos, você receberá o salário mínimo completo, que é R$1.112,00.

No entanto, se você trabalhou menos tempo, o saldo PIS vai ser menor, ou seja, varia conforme a quantidade de meses trabalhados.

Como consultar o saldo PIS?

O momento em que muitos trabalhadores têm dúvidas é na hora de consultar o saldo PIS, pensam que por ser na internet, é muito complexo, mas na verdade não tem complicação nenhuma, acompanhe.

Com as novas tecnologias é possível fazer a consulta do saldo PIS de dentro de casa através do celular ou do computador, evitando aquelas filas demoradas de banco.

Desde 22 de janeiro a consulta do saldo PIS está liberada conforme informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho e você consegue ter acesso a situação do seu PIS utilizando a Carteira de Trabalho Digital.

Além disso, é possível consultar também pelo portal GOV.BR, site disponibilizado pelo governo, por meio dele você tem como saber o saldo PIS, a data de depósito e o banco pelo qual vai receber, usando apenas o CPF.

Como você pode receber o saldo PIS

Diante tudo que foi exposto, vamos ao que os trabalhadores interessam mais: quais as formas que existem para receber o PIS?

O saque do saldo PIS pode ser feito pelo crédito em conta no caso de trabalhadores que já são clientes da Caixa e possuem conta individual que tem sido movimentada nos últimos tempos.

Além disso, o saque também pode ser feito em caixas eletrônicos da Caixa ou em correspondentes da Caixa.

Portanto, não é difícil ter acesso ao valor do benefício, cabe a você escolher a melhor forma de realizar o saque, o importante é não deixar de sacar e perder o prazo.